sexta-feira, 7 de maio de 2010

Desenhos orgânicos


Vértebras torcidas e ossaturas derretidas no modelo de Alexander McQueen/Foto Agência Fotosite


A última grande coleção de Alexander McQueen trouxe formas orgânicas e inusitadas que correram o mundo. Os projetos de McQueen são autorais e radicais o suficiente para ficarem onde estão e não necessariamente para serem tomados como modelo. O que é interessante, e esse é o ponto a ser anotado, é a viabilidade de se trabalhar sem as imposições da assimetria,que normalmente dominam cabedais e construções, e se arriscar na busca de outros equilíbrios e proporções. Sem falar nas fontes de referência. No primeiro modelo, o estilista derrete todo o conjunto, que também lembra algo como vértebras torcidas e outras ossaturas. No segundo, ele coloca a anatomia em cheque, reinventando o formato do pé.


United Nude, assinada pelo arquiteto Rem Koolhaas, lançou uma sapatilha com vazados para o verão 10/11. E engrossa o número de ideias para calçados que deixam de lado a geometria para adotar o imprevisto das formas na hora de conceber um modelo. Um antecedente no Brasil para esta linha de desenho orgânico são projetos da Melissa, particularmente o da arquiteta Zaha Hadid.

A curva e a organicidade são elementos familiares à expressão brasileira, seja na arquitetura, no desenho de objetos ou na natureza em torno. O designer de mobiliário Wagner Archela encontrou um verdadeiro tesouro nos subestimados mangues do literal brasileiro. Rendeu-lhe uma série premiada pela absoluta originalidade. Portanto, mãos à obra: é hora de buscar novas fontes de inspiração.

0 comentários: