quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Istambul Fashion Week



bahar_02Looks de Bahar Korcan © Divulgação
Istambul pode (ainda) não ser reconhecida como uma capital da moda, mas a cacofonia de estilos eebulição cultural que tomam conta das ruas da cidade já servem como bons indicadores para o potencial da maior cidade da Turquia _e mais populosa da Europa.
Com indústria têxtil poderosa, mercado de moda em crescimento e população com considerável poder de compra, Istambul tem se tornado extremamente atrativa para o mercado europeu que começa um cortejo mais positivo para agregar a Turquia ao rol de países de integram a União Europeia.
A Istanbul Fashion Week, que terminou no último sábado (28/08), é um dos fatores que deve ser levado em conta. Ainda que com alguns problemas típicos dos eventos de moda “embrionários”, não restam dúvidas da importância da cidade para o futuro do mercado fashion. Destaques foram poucos: alguns novos estilistas, Arzu Kaprol, Bora Aksu e Bahar Korcan.
kaprolLooks de Arzu Kaprol ©Divulgação
Kaprol, estilista já bem estabelecida com diversas lojas espalhadas pela Turquia, apresentou uma coleção de pegada futurista, mostrando um interessante trabalho de volumetria ora maxi, ora mini, apenas em pequenos e ricos detalhes _ainda que com alguns deslizes de proporção.
boraLooks de Bora Aksu ©Divulgação
Bora Aksu, estilista radicado em Londres onde recém formou-se na Central St. Martins, buscou no universo do underwear a essência de seu verão 2011. Toda em tons claros, suas roupas falam de uma feminilidade na medida certa, nem muito menina, nem muito mulher sensual. Corsets, bojos, e rendas misturavam-se, sobrepunham-se e fundiam-se em looks que, não fosse o styling confuso, seriam muito mais facilmente assimilados.
bahar_01Looks de Bahar Korcan ©Divulgação
Fato semelhante aconteceu com a Bahar Korcan. Para o verão 2011, a estilista quis transformar seu desfile em performance artística. Levou a passarela para o palco, trocou a tenda onde aconteciam os desfiles da IFW pelo prédio de uma das primeiras estações de rádio do mundo, e mostrou sua moda de traços simples e contornos lúdicos.
De perto as roupas em si só cresceram em valor. Conceitualmente e materialmente mais ricas, elas traziam uma certa magia tão essencial para a moda _e tão em falta nas coleções e no evento como um todo. Com cintura marcada, quadris acentuados e um interessante jogo de sobreposições de camadas desestruturadas, as peças acabaram ofuscadas pela luz teatral da apresentação e pela falta de movimento.

Fonte: http://ffw.com.br

0 comentários: