terça-feira, 5 de outubro de 2010

Estilo aviador: 2011


Foto do editorial publicado no site net-a-porter.com, no qual o estilo aviadora é o tema central/Foto Divulgação/www.net-a-porter.com
A permanência das referências militares no vestuário do inverno 2011, segue em direção aos céus, ou melhor, ao figurino típico dos aviadores e aviadoras em épocas passadas. Nomes como o de Amelia Earhart, a americana que desapareceu no ar (em uma viagem) e virou mito e filme recente, têm povoado o imaginário da estação. O estilo influencia criações de grandes marcas e guia editoriais ao redor do planeta fashion.
Amelia Earhart e seu estilo singular/Calças, camisas e principalmente jaquetas estão entre as peças ícones que dão forma ao estilo. Acrescido de vestidos delicados e saias, a composição toma um gosto feminino, saindo do caricato. É nesta fusão de vestuário masculino com toques femininos que a influência do guarda roupa de Earhart está mais presente.
Ao contrário de algumas antecessoras, Amelia fez adaptações na indumentária utilizada para voar e não hesitou em trocar as então calcinhas com babados do início do século passado por cuecas, pois estas ficavam mais confortáveis. Este caminho inverso não era só no underwear, as jaquetas e calças dela estavam acima do padrão da época, com melhor corte, material e linhas bem delicadas. Em eventos, ela comparecia de saia reta e levemente evasê, combinada com camisa de modelagem seca.
Some tudo isso ao corte curto do cabelo, e está explicado o fascínio que ela exercia e exerce até hoje. Amelia não foi apenas uma pioneira na aviação, mas um ícone de estilo. Para quem ainda não viu o filme que estreou por aqui no primeiro semestre, Hilary Swank interprete Amélia. Richard Gere e Ewan McGregor também estão no elenco do filme dirigido por Mira Nair. É um prato cheio para pesquisar o estilo.
Confira o trailer de "Amelia":


http://design.senai.br

0 comentários: