segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Feninjer: brasilidade e inovação

 
 O portal UseFashion visitou a 51ª Feninjer e adianta nessa matéria as principais tendências expostas.  Cores, materiais e riquezas naturais do Brasil ganham destaque com a  Brasil Gem Show,  que passou a integrar o evento pela primeira vez,  com importantes pedristas do país, além do lançamento do livro "Materiais e pedras preciosas brasileiras", de Carlos Cornejo e Andrea Bartorelli. Confira!

Nas coleções, a brasilidade pôde ser conferida através de turmalinas, calcedônias, ágatas, quartzos, peridotos e outras gemas e em formas e cores que remetem a beija-flores, araras, gaivotas, aranhas, orquídeas e bromélias, como na coleção da Byzanceinspirada na Mata Atlântica. 


Tendências
O caderno Preview Design de Joias e Bijuterias, editado pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) traz as tendências da joalheria nacional para o ano de 2011. Nesta edição, abre espaço para bijuterias e procura fazer com que empresários e designers se alinhem às mesmas inspirações e referências da joalheria.

    
 
Acompanhe os temas apresentados este ano:

"Eterno Retorno", que traz elementos clássicos da joalheria em roupagens rejuvenescidas e inusitadas; criações inspiradas em fantasia e humor infantil fazem parte de "Sonhando Acordado"; urbanidade, peças modernas e grandiosas caraterizam o tema "Luzes da Cidade"; "Naturalmente" foca a simplicidade aliáda à consciência ecológica; e "Brasileiro da Gema", como o nome diz, traz as principais gemas brasileiras.
Sustentabilidade e inovação
Silvia Blumberg, artista plástica carioca, buscou na sustentabilidade apoio para criação de suas peças. Resíduos de materiais poluentes de obras, como pó de tijolo, cimento e até mesmo asas de besouros, foram misturados a ouro, prata, diamantes e esmeraldas.
Já a Goldbacker lançou uma pulseira que pode ser usada em forma côncava ou convexa, enquanto Guilherme Duque propõe o ouro verde, através de um tratamento diferenciado.
   

0 comentários: