quinta-feira, 24 de junho de 2010

Hipsters

Ultimamente, a moda tem tido tantas denominações, que é difícil saber o que é uma coisa, e o que é outra. Principalmente, se tratando de estilos…cool, hype, emo, rocker, indie, enfim…são tantas que dá até para se perder!

Descobri  hoje várias definições e opiniões para o termo Hipster, última tendência nova iorquina, que aliás vem provém dos anos 40.
Então, apelando à Wikipedia, sou esclarecida que: “A definição mais genérica se refere à atitude de independência em relação ao "mainstream", à cultura de massa, A palavra é normalmente empregada para aquelas subculturas definidas pela suas próprias músicas, moda, comportamentos e credos.

Mas há outras opiniões:

0. Hipster – Aquele que possui gostos, atitudes sociais, e opiniões consideradas cool, pelas pessoas cool. ( Nota: não é recomendado que você use o termo “cool”; um Hipster diria “ deck”).O Hipster anda pelas massas e tem uma vida comum, mas não é uma parte deles, e evita ou diminui um cafona ou qualquer coisa que seja muito valorizada pela maioria. Um Hipster possui idealmente não mais, do que 2% de gordura corporal

1. É aquele grupo de pessoas que adora se vestir de maneira esquisita (e iniciam tendências por causa disso), especialmente abusando de camisetas e malhas justas que parecem ter mais de 10 anos de uso, calças jeans mais apertadas, chapéus ou bonés ou capuz de moletom, tênis Puma ou All-Star, óculos Elvis Costello (se você for maior de 50 anos imagine os de Carlos Lacerda) e cabelos que variam de um afro para brancos ao estilo Mick Jagger dos anos 60, com aparência de serem lavados uma vez a cada trimestre.  Adoram qualquer produção independente seja de cinema ou de música (coisas que você nunca ouviu falar e que vão se tornar moda), lugares alternativos e seu lema é baseado na famosa frase de Clark Gable em E o Vento Levou: "Francamente, eu não dou a mínima".

 2.Há quem ache que hipster é o falso-moderno. Se acha cool por ouvir e amar bandas que o povão não ouve (herança dos indies), veste roupas muito coloridas e de gosto duvidoso com o argumento de que cada um tem seu estilo (herança da new-wave) e tem sexualidade indefinida (herança da disco).


Definitivamente, parafrasenado Fito Paez :" yo ya no pertenezco a ningún ismo" e você?

0 comentários: